Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Postagens voltadas para os assuntos que são cobrados em provas de residência em CTBMF, concursos e outros processos seletivos.

FICHA RESUMO DE PATOLOGIA - AMELOBLASTOMA


Sérgio Éberson da Silva Maia

Residência em CTBMF HU-UFPI

[Telefone]

@prébuco

sergioeberson@gmail.com


Resultado de imagem para ameloblastoma unicistico

AMELOBLASTOMA
Definição

Tumor epitelial benigno originado de remanescentes da lâmina dentária, órgão de esmalte, folículo de cistos odontogênicos ou de células epiteliais da camada basal da mucosa oral. De crescimento lento e assintomático.
CLASSIFICAÇÃO

UNICÍSTICO 6%
SÓLIDO OU MULTICÍSTICO 92%
PERIFÉRICO OU EXTRAÓSSEO 2%
Aspectos Radiográficos


UNICÍSTICO: imagem radiolúcida unilocular de limites bem definidos, bordas esclerosadas.
MULTICÍSTICO:  imagem multilocular, aspecto de ``Favo de mel´´ ou ``Bola de sabão´´.  Pode gerar reabsorção radicular, deslocamento dentário, expansão de cortical, fenestração, pode estar associado a dentes inclusos.
ASPECTOS CLINICOS-EPIDEMIOLÓGICOS


Acomete indivíduos entre a 3° e 4° década de vida, não tem predileção por gênero, acomete principalmente a região posterior da mandíbula (corpo e ângulo).
ASPECTOS HISTOLÓGICOS

ameloblastoma multicístico
·         FOLICULAR: o retículo estrelado está localizado no centro das ilhas odontogênicas
·         PLEXIFORME: retículo estrelado está fora do restante odontogênico.
·         ACANTOMATOSO: está presente uma diferenciação escamosa do epitélio odontogênico.
·         CÉLULAS GRANULARES: as ilhas de tumor exibem células que demonstram abundante citoplasma eosinofílico granular.
·         DESMOPLÁSICO: decorrente de estroma colagenizado extremamente denso que dá sustentação ao tumor, é a variação menos frequente de célula basal, na qual ninhos de células basais uniformes estão presentes com forte semelhança com o carcinoma de células basais.
AMELOBLASTOMA UNICÍSTICO
·         LUMINAL: o tumor está limitado à superfície luminar do cisto. A lesão consiste em parede fibrosa revestida total ou parcialmente de epitélio ameloblástico.
·         INTRALUMINAL: contém um ou mais nódulos de ameloblastoma projetando-se do revestimento cístico em direção ao lúmen do cisto.
·         MURAL: a parede fibrosa está infiltrada de ameloblastoma folicular típico ou plexiforme. Extensão e profundidade da infiltração ameloblástica podem variar consideravelmente.
Manejo e Tratamento

Variantes unicísticas respondem bem a descompressão seguida de enucleação com curetagem. Multicísticos: mais comuns, mais agressivos, com maior potencial de recorrência. TTO: ressecção marginal e parcial, margem de segurança 1 cm. TTO adjuvantes: Solução de Carnoy, Crioterápica (Nitrogênio líquido).
Referências


NEVILLE, BRAD W. DAMM, DOUGLAS D. PATOLOGIA ORAL E MAXILOFACIAL - 4ª ED. 2016.

MILORO, M. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial de Peterson - 3ª Ed. 2016.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário